A enquete realizada pelo UOL em 2021 revelou dados surpreendentes acerca do programa de TV favorito dos brasileiros. A pesquisa foi realizada com mais de 1.500 pessoas de todas as idades e diferentes regiões do país, e os resultados foram bem diferentes do que se esperava.

Antes da divulgação dos resultados, muitos apostavam nos programas de auditório, novelas ou esportes como os favoritos do público brasileiro, mas a enquete mostrou que o programa preferido dos telespectadores é, na realidade, um reality show.

O Big Brother Brasil, exibido pela Rede Globo, foi escolhido por 30% dos entrevistados como seu programa de TV favorito. O reality show, que estreou em 2002 no Brasil, se tornou um fenômeno de audiência e é um dos programas mais comentados e assistidos do país. O BBB é conhecido por levar pessoas comuns para viverem na mesma casa durante três meses, enquanto são vigiadas por câmeras 24 horas por dia. A ideia é que eles convivam, se conheçam e, claro, gerem atritos, amizades e romances.

Outro programa que chamou atenção foi a novela. Apesar de não ter liderado a pesquisa, ela ainda é bastante assistida pelos brasileiros. Com um total de 25% dos votos, as novelas da Rede Globo foram a segunda preferência dos entrevistados. As novelas sempre estiveram entre os programas de maior audiência no país, mas, ultimamente, têm enfrentado uma queda no número de espectadores, principalmente pelos novos formatos de consumo de conteúdo.

Os programas de auditório, que outrora eram os preferidos do público brasileiro, ficaram em terceiro lugar na pesquisa, com apenas 15% dos votos. O formato, que inclui plateia, atrações musicais, brincadeiras e sorteios, já foi muito popular no Brasil, mas atualmente tem perdido espaço para outros programas.

Em quarto lugar, com apenas 5% dos votos, ficaram as séries. Atualmente, as plataformas de streaming como Netflix, Amazon Prime e Globoplay são as maiores produtoras de séries no Brasil. As produções internacionais ainda são muito populares entre o público brasileiro, mas as séries nacionais têm chamado cada vez mais a atenção.

Por fim, os programas esportivos, que sempre tiveram grande audiência no país, atingiram apenas 3% dos votos na enquete. Esse resultado pode ser explicado pelo fato de que a pandemia do coronavírus prejudicou muitos eventos e competições esportivas, o que acabou refletindo na audiência desses programas.

Em resumo, a enquete realizada pelo UOL mostrou que os brasileiros têm hábitos de consumo de TV bem diferentes do que se esperava, e que hoje em dia os reality shows estão em alta. O Big Brother Brasil, que liderou a pesquisa, é um fenômeno tão grande que seus participantes viram celebridades nacionais após o fim do programa. Isso mostra a influência dos programas de TV na cultura popular brasileira e como as preferências dos telespectadores podem mudar ao longo dos anos.